Cidades & sustentabilidade: por um diálogo interdisciplinar


BORTOLOZZI, Arlêude; OLIVEIRA, Antonio de; MILANO, Camila Bonelli de (org.). Cidades & sustentabilidade: por um diálogo interdisciplinar. Maringá: PGE, 2020.

Apresentação:

No contexto atual, quando a sobrevivência humana nas cidades brasileiras, juntamente com as da fauna e flora encontram-se ameaçadas, e as condições de vida de seus habitantes ainda mais degradadas, diante de uma pandemia que compromete a sustentabilidade urbana torna-se imperativo alertar aos pesquisadores, sobre a necessidade urgente do enfoque interdisciplinar em suas análises de pesquisas contemporâneas. Isto, porque na sua grande diversidade, os problemas urbanos dependerão cada vez mais da capacidade dos seus gestores para encontrar soluções criativas e adequadas.
Dentre os inúmeros fatores da (in)sustentabilidade das cidades brasileiras, onde os espaços urbanos são considerados como territórios usados de forma desigual, o processo acelerado de urbanização é o que desempenha papel fundamental para a explicação da realidade, ao lado do agravamento da degradação ambiental e da falta de uma distribuição igualitária dos bens e serviços sociais, dentre os quais os da educação e saúde.
Assim sendo, a sustentabilidade das cidades entendida como direito humano de habitar saudavelmente os espaços urbanos e ter acesso aos bens e serviços de qualidade mostra efetivamente, a necessidade de investimentos que sejam capazes de atender as demandas sociais de seus habitantes. Para tal, a cidadania retorna como um aspecto fundamental para exigir do poder público local a melhoria de suas políticas públicas. Isto, para que por meio da própria participação as comunidades possam intervir nas decisões como moradores da “polis” entendidos como cidadãos conscientes dos seus direitos a uma vida digna e saudável.
Portanto, a produção deste livro procura revelar em seus capítulos a pluralidade de ideias dos seus autores como possibilidade de um diálogo interdisciplinar, que se desenvolve frente aos desafios contidos, na complexidade da problemática ambiental urbana. Estes, buscando uma finalidade comum pretendem contribuir não apenas teoricamente aprofundando conceitos, mas também sugerindo possíveis ações.

Para baixar o livro gratuitamente no local original, clique aqui!

Para baixar o livro gratuitamente no arquivo da biblioteca, clique aqui!

Sumário:

Agradecimentos | Arlêude Bortolozzi, Antonio de Oliveira e Camila Bonelli de Milano - p. 6

Apresentação | Arlêude Bortolozzi - p. 7

I. Equipamentos de imagem-diagnóstico no Brasil: desigualdades entre cidades e regiões | Oséias da Silva Martinuci - p. 10

II. Saúde e território como direito no Brasil: desafios para o século XXI | Rivaldo Mauro de Faria - p. 37

III. A transição em saúde e a (re)produção de doenças: reflexões sobre as cidades no Brasil e no Paraná | Antonio de Oliveira - p. 60

IV. Cidade e a gestão de resíduos sólidos: um diálogo possível? | Camila Bonelli de Milano - p. 79

V. Espaço urbano e patrimônio cultural na palma das mãos: um estudo sobre o uso das tecnologias digitais nas práticas urbanas | Clésio Barbosa Lemos Júnior - p. 96