Currículo e Geografia: um olhar sobre o multiculturalismo como parte das condições materiais do ambiente escolar


COSTA JÚNIOR, Clóvis dos Santos. Currículo e Geografia: um olhar sobre o multiculturalismo como parte das condições materiais do ambiente escolar. Ouro Preto: IFMG, 2025.

Apresentação:

A produção deste material é resultado da dissertação no Mestrado Profissional de Geografia em Rede Nacional — PROFGEO, ofertado pelo Instituto Federal de Minas Gerais, campus Ouro Preto. Os resultados das análises da BNCC e do Currículo da Cidade São Paulo revelaram pontos que podem ser úteis para reflexão acerca das práticas de ensino de Geografia. Neste caso, vale considerar como um aspecto essencial um olhar crítico sobre os documentos curriculares e as condições materiais dos estudantes e professores.
Este é um material paradidático que visa fomentar as discussões acerca das políticas curriculares oficiais, articuladas com os pressupostos da Geografia Escolar. Não se trata de uma cartilha prescritiva, que reduz a atividade docente à simples execução de práticas de ensino. Temos como objetivo chamar a atenção para reflexões em torno de dois documentos curriculares oficiais, em específico a BNCC e o Currículo da Cidade de São Paulo.
Dessa maneira, iniciamos a discussão em torno da função social da escola e do currículo a partir do formato social, econômico e político. Assim, é possível olhar para a Geografia Escolar como uma forma de se pensar em práticas de ensino que dialogam com a espacialidade produzida, tendo como uma alternativa a educação pela pesquisa. O fechamento deste material se dá em torno do estudo e do entendimento das questões multiculturais associadas às migrações internacionais, como parte do espaço vivido.

Para baixar o livro gratuitamente no local original, clique aqui!

Para baixar o livro gratuitamente no arquivo da biblioteca, clique aqui!

Sumário:

Unidade 1. O currículo como organização social e duas disputas - p. 7

Unidade 2. A Geografia Escolar e a realidade espacial para a construção das aprendizagens significativas - p. 12

Unidade 3. Educar pela pesquisa a partir da espacialidade produzida: um contraponto à prescrição curricular - p. 22

Unidade 4. Das críticas à BNCC e o currículo da cidade de São Paulo a partir do ensino de Geografia no contexto da realidade multicultural - p. 24

Considerações finais - p. 30

Referências - p. 33