Ideologia e controle territorial: as disputas no espaço agrário do oeste paranaense


LUZ, Edson Luiz Zanchetti da. Ideologia e controle territorial: as disputas no espaço agrário do oeste paranaense. Marechal Cândido Rondon: Geografias na(s) Fronteira(s), 2024.

Apresentação:

Quando nossos avós nos contavam as suas histórias, não eram apenas histórias sobre eles, mas sobretudo relatos sobre o tempo deles. Durante as pesquisas e entrevistas realizadas, as conversas tidas reavivaram em mim muitas das histórias de minha própria família.
Meus avós paternos, saindo da região noroeste do Rio Grande do Sul em meados dos anos 1950, migram para o sudoeste paranaense como posseiros. Meus avós maternos são filhos de imigrantes italianos que se estabeleceram no interior de Santa Catarina.
Ambas as famílias movimentam-se e são movimentadas diante das dinâmicas do capital, buscam em primeiro lugar a garantia de sua existência enquanto sujeitos e, com isso, também retratam em suas trajetórias de vida a história de lutas e resistência de toda uma classe. É possível dizer que a nossa realidade individual reproduz as dinâmicas do todo. Ao passo que conhecemos melhor nossa própria realidade, começamos a desvendar o processo social que nos conduziu até este momento e ter um entendimento do contexto geral do desenvolvimento da sociedade. Afinal pertencemos a uma totalidade social, estamos imersos e produzimos a história.
Este livro tem como objeto de estudo a relação entre as cooperativas avícolas e a classe camponesa no Oeste do Paraná e contribui não só para a compreensão do processo de monopolização do território exercido pelo capital neste espaço, como também para um maior entendimento da história de resistência do campesinato brasileiro.
Entendendo que a subordinação da classe camponesa é resultado de uma construção política e ideológica que domina e controla o território, torna-se fundamental para este trabalho investigar os mecanismos utilizados pelas cooperativas da mesorregião Oeste paranaense para a manutenção deste domínio territorial, que busca ocultar o conflito de classes e as disputas territoriais e que conduziram os camponeses da mesorregião Oeste do Paraná ao sistema de integração avícola contribuindo para a expansão do capitalismo sobre o campo.

Para baixar o livro gratuitamente no local original, clique aqui!

Para baixar o livro gratuitamente no arquivo da biblioteca, clique aqui!

Sumário:

Agradecimentos - p. 5

Apresentação - p. 9

Introdução - p. 15

1. O campesinato no presente do campo brasileiro - p. 23

2. Avicultura de corte na mesorregião Oeste do Paraná - p. 45

3. A classe camponesa, o capital industrial e as disputas no espaço agrário da mesorregião oeste paranaense - p. 61

Considerações finais - p. 101

Referências - p. 105

Anexos - p. 113

Índice remissivo - p. 117