MAIA, Felipe. A economia imaginada do capitalismo agrário: questão agrária e modernização no Brasil. Juiz de Fora: UFJF, 2021.
Apresentação:
Apresentação:
Na interpretação dos dilemas presentes na sociedade brasileira contemporânea tem sido recorrente a afirmação, a essa altura instituída com valor de senso comum, algo não mais sujeito a controvérsia, de que a questão agrária não concederia, ao contrário de um passado recente, lugar privilegiado para sua compreensão. Se antes, como entre os anos 1950 a 1970, ela persistiria como o tema mais sensível da nossa formação social, abrigando em si uma carga com potencial de precipitar revolucionariamente a democratização social e política do país, ela, nas circunstâncias de hoje, encontrar-se-ia domesticada, com a emergência do agronegócio. O agronegócio teria imposto a modernização da agricultura ao converter sua base técnica a partir de padrões industriais, e assim, no lugar do latifúndio, reserva histórica do autoritarismo político e da exclusão social, vicejaria agora a empresa capitalista.
Felipe Maia, neste livro, dedica-se ao estudo desse tema difícil, cujas repercussões estratégicas para a definição das linhas mestras a que devemos seguir para a consolidação e aprofundamento da democracia brasileira são incontornáveis. Trata-se de um trabalho de fôlego, em que o autor devolve à nossa bibliografia o tratamento macroestrutural, marca de estudos clássicos da nossa literatura em Ciências Sociais, hoje pouco frequentado sob a equívoca suposição de que a nossa história já teria encontrado rumos seguros para seguir em sua trajetória de afirmação. A robusta argumentação do autor investe em trilha oposta ao distinguir o moderno da modernização, ao sustentar que os processos de modernização que subverteram mundo agrário brasileiro teriam transcorrido “sob a disjunção [que se estabeleceu] entre o movimento da economia e o movimento dos direitos de cidadania e de democratização”.
Para baixar o livro gratuitamente no local original, clique aqui!
Para baixar o livro gratuitamente no arquivo da biblioteca, clique aqui!
Sumário:
Prefácio | Luiz Werneck Vianna - p. 7
Introdução - p. 9
1. O tempo do reformismo - p. 36
2. A emergência de um ideal industrial e a economia imaginada do capitalismo agrário brasileiro - p. 76
3. Fronteira, colonização e imaginação espacial - p. 114
4. Modernização conservadora e agronegócio - p. 150
Conclusão - p. 185
Referências - p. 191