Faces do extremo: uma análise do neofascismo nos Estados Unidos da América (1970-2010)


POGGI, Tatiana. Faces do extremo: uma análise do neofascismo nos Estados Unidos da América (1970-2010). Curitiba: Prismas, 2015.

Apresentação:

O livro apresenta um trabalho de análise e comparação entre três organizações neofascistas estadunidenses (National Alliance, White Aryan Resistance e Aryan Nations) de forma a compreender a diversidade de estratégias de ação e mobilização política dentro de um mesmo campo político-ideológico, o neofascismo. Nesse sentido, serão analisados os materiais de mídia produzidos pelas organizações, que visam construir consciência, promovendo uma visão de mundo racista, xenófoba, autoritária e violenta. A prática social das organizações será investigada não apenas pelo discurso construído por elas nos materiais de mídia, mas também a partir de documentos ligados à prevenção e combate dos crimes de ódio [hate crimes], produzidos por instituições públicas e privadas. Tomando com elemento estruturador as referências teóricas de Antonio Gramsci, buscaremos compreender o processo de expansão do conservadorismo, em suas vertentes neoliberal, segregacionista e neofascista, bem como a multiplicação de aparelhos privados e projetos políticos alinhados com elas no seio da sociedade estadunidense contemporânea. Parte-se da hipótese de que a crise do reformismo e o concomitante o processo histórico de rearticulação das forças conservadoras atingiram um ponto crítico nos anos 1960 e 1970. As reações às políticas de inclusão civil-democrática, bem como as mudanças observadas no mercado de trabalho, trazidas com a crise do padrão de acumulação fordista, e o decorrente depauperamento econômico vivenciado por setores dominados, catapultaram a vitória do conservadorismo como paradigma, desde suas expressões mais pragmáticas e individualistas, até as mais xenófobas e autoritárias.

Para baixar o livro gratuitamente no local original, clique aqui!

Para baixar o livro gratuitamente no arquivo da biblioteca, clique aqui!

Sumário:

Agradecimentos - p. 5

Introdução - p. 9

Capítulo I. Fascismo e neofascismo - p. 19

Capítulo II. O New Deal como paradigma: construindo e desconstruindo o reformismo norte-americano - p. 121

Capítulo III. Facetas do capital: democracia e tolerância na batalha contra o autoritarismo e o ódio - p. 227

Capítulo IV. Casamatas do neofascismo na "terra da liberdade": os casos da National Alliance, da White Aryan Resistnace e da Aryan Nations - p. 343

Bibliografia - p. 477

Fontes - p. 495