Diálogos com a sociedade: contribuições para fomentar a participação social em projetos de parcerias em parques
GÓES, Rodrigo; SATURNINO, Stefanie. Diálogos com a sociedade: contribuições para fomentar a participação social em projetos de parcerias em parques. São Paulo: Semeia, 2023.
Apresentação:
Apresentação:
A diversidade de ideias é um elemento fundamental em nossa sociedade e, quando pensamos nas parcerias em parques, esse elemento é de suma importância para que estes cumpram cada vez mais com suas funções ambientais e sociais. Nesse sentido, devemos sempre ter em mente que existe uma pluralidade de pessoas que possuem relação com os parques, sejam eles urbanos ou naturais, e que seu envolvimento durante todo o ciclo de vida de uma parceria é essencial para que ela possa ser efetivamente implantada, e mais do que isso, seja mais bem desenhada a partir das diversas perspectivas que múltiplos atores possam ter sobre o parque. São essas as premissas, refletidas no diálogo entre as diversas partes envolvidas, que motivaram a elaboração dessa publicação.
O título desse material, Diálogos com a sociedade: contribuições para fomentar a participação social em parcerias em parques, reflete justamente a necessidade de interações entre os diversos de atores relacionados aos parques, sejam eles os próprios gestores públicos, mas também comunidades locais, tradicionais ou não, prestadores de serviços, usuários, entre vários outros. Para muitas pessoas, os parques, por variadas e por vezes conflitantes razões, possuem uma extrema relevância em suas vidas e esses atores devem, portanto, ser incluídos dentro de todo o ciclo de vida de uma parceria, especialmente ao considerarmos que as parcerias, em suas diversas modalidades, são um instrumento de viabilização de políticas públicas. Para que os resultados dessas interações possam maximizar os benefícios a todos os envolvidos, estas devem ser bem estruturadas e planejadas, realizadas com empatia, transparência e compromisso do poder público em promover devolutivas para a sociedade, mesmo no caso em que eventuais contribuições não possam ser incorporadas ao projeto. Devem, portanto, ter como a base da sua construção o diálogo transversal, visando sempre ampliar os impactos sociais, econômicos e de bem-estar, ao mesmo tempo em que a conservação ambiental é fortalecida.
Esperamos assim oferecer aos gestores públicos, mas também à toda a sociedade, uma visão ampla sobre a importância e os ganhos para que podem ser obtidos considerando e incorporando as percepções da sociedade, bem como ferramentas para esse fim, pois com a efetiva contribuição pública nas parcerias, espera-se os impactos positivos proporcionados pelas parcerias sejam amplificados, direcionando os parques a serem espaços mais visitados, protegidos e valorizados por todas e todos.
Para baixar o livro gratuitamente no local original, clique aqui!
Para baixar o livro gratuitamente no arquivo da biblioteca, clique aqui!
Sumário:
Apresentação - p. 2
Introdução - p. 4
1. Importância dos diálogos com a sociedade no ciclo de vida das parcerias - p. 5
2. Planejando a comunicação - p. 8
3. Reconhecimento das partes interessadas - p. 12
4. Ferramentas para a construção de diálogos com a sociedade - p. 19
Conclusão - p. 30
Expediente - p. 31