Guia brasileiro de análise de dados: armadilhas e soluções


SHIKIDA, Claudio Djissey; MONASTERIO, Leonardo; NERY, Pedro Fernando (ed.). Guia brasileiro de análise de dados: armadilhas e soluções. Brasília: Enap, 2021.

Apresentação:

Dados não são dados. Ou seja, não caem do céu, prontos e perfeitos para quem os consome. São o resultado, por vezes, de longos processos de construção que envolvem várias decisões metodológicas. Além disso, o consumo dos dados não é imediato. Quem lê ou analisa os dados precisa também estar capacitado para compreendê-los. Mesmo pesquisadores experimentados podem cair nas diversas armadilhas que uma nova e desconhecida base de dados geralmente apresenta.
Nunca houve tantos dados disponíveis. E nunca houve, portanto, tantos problemas na sua interpretação. Chamamos este livro de “Guia” justamente por pretendemos que o livro mostre rumos, sugira roteiros, aponte perigos e indique atalhos. A criação de um material didático como este foi um projeto que entusiasmou os editores e os 11 especialistas que assinam os oito capítulos deste Guia. Além da excelência acadêmica de cada um, registre-se a generosidade de cada autor em ajudar no esclarecimento de conceitos que são muitas vezes citados, mas mal compreendidos, no debate público.
O público-alvo deste Guia? Pensamos que qualquer um que já tenha questionado alguma manchete de jornal, aquele que escreve uma notícia ou mesmo aquele pesquisador qualificado que se depara com um tema novo. Isto é, buscamos contemplar aquele leitor interessado que precisa dar seus primeiros passos em um território novo.

Para baixar o livro gratuitamente no local original, clique aqui!

Para baixar o livro gratuitamente no arquivo da biblioteca, clique aqui!

Sumário:

Apresentação | Claudio Djissey Shikida, Leonardo Monasterio e Pedro Fernando Nery - p. 10

Capítulo 1. Causalidade | Guilherme Jardim Duarte - p. 14

Capítulo 2. Pobreza e desigualdade | Pedro Herculano Guimarães Ferreira de Souza - p. 38

Capítulo 3. Análise de dados em saúde | Alexandre Dias Porto Chiavegatto Filho e Fredi Alexander Diaz-Quijano - p. 82

Capítulo 4. Educação | Ilona Becskeházy - p. 98

Capítulo 5. Crimes e violência | Joana Monteiro e Bárbara Caballero - p. 126

Capítulo 6. Macroeconomia | Guilherme Tinoco - p. 170

Capítulo 7. Mercado de trabalho | Daniel Duque - p. 202

Capítulo 8. Opinião pública | Pedro Masson e Álvaro João Pereira Filho - p. 230